11 de jun. de 2012

Gayatri Mantra

     Devotado a Deusa Gayatri (Mãe dos Vedas)

                    ...criado para receber as vibrações solares que nos trazem vigor e entusiasmo...
O Gayatri Mantra é uma prece védica para iluminar o intelecto, aparece pela primeira vez no Rig Veda (iii,62,10) escrito em Sânscrito, com a seguinte citação: "- Samano Mantrah", que um mantra seja comum a todos.
Nas palavras de Sai Baba, este mantra é uma prece a deus para nos conferir todos os poderes e talentos. Este mantra traz em si a essência dos quatro Vedas (Atharva, Sama, Rig e Ayur). Diz-se que é o mantra mais entoado no mundo, gravado inclusive por cantoras como Cher e Deva Premal, o Gayatri mantra é tido como um dos mais poderosos mantras.
A palavra Gayatri é uma combinação de palavras sânscritas que podem ser traduzidas como: uma prece de louvor que acorda as energias vitais e traz a libertação (espiritual).
Sri Swami Sivananda em seu livro Sadhana, diz: "... Este mantra é aplicável universalmente porque nada mais é que uma prece honesta pedindo por luz, endereçada ao Todo Poderoso Espírito Supremo."
As vibrações produzidas por este mantra, ao ser entoado, é de uma atmosfera visivelmente iluminada.

5 de jun. de 2012

Respirando pelo nariz...

Quase todas as respirações yoguicas são feitas pelo nariz e não pela boca...


No yoga usa-se a respiração pela boca de forma moderada e em determinadas situações.
Sabe-se que o ar que passa pelas narinas é temperado e purificado, antes de chegar até os nossos brônquios. Sendo assim, é pelas narinas, a melhor maneira de respirar, nos beneficiando com uma maior oxigenação do cérebro, melhor fluxo sanguíneo e dos centros energéticos (chakras), qualificando o bom sono e diminuindo a ansiedade.
No yoga existem técnicas de respiração (pranayamas) que nos ajudam a ter um melhor aproveitamento da respiração, tanto na inalação do ar, quanto na exalação, sendo as duas mais completas e eficazes.
A respiração nasal é tão importante que muitas técnicas de meditação tem o foco na respiração, você pode simplesmente, sentar-se confortavelmente, fechar os olhos, e prestar atenção na entrada e saída de ar pelas narinas, sentindo o fluxo, a temperatura, o ritmo. Esta simples observação muda naturalmente o fluxo e a intensidade respiratória, levando a um relaxamento, provocando o silenciar dos pensamentos e a suavidade nos batimentos cardíacos.
Uma respiração nasal adequada, nos proporciona uma maior qualidade de vida. Pratique!

Paula Silveira, Terapeuta Ayurveda.