23 de abr. de 2013

Yoga na Gravidez

Porque fazer Ioga na gravidez?


Transformar-se em mãe é uma aventura muito pessoal. 
A ioga traz uma força serena e um equilíbrio interior que possibilitam a superação de todos os desafios. Seja você praticante de ioga, ou qualquer outra atividade física, vai descobrir que a ioga é um instrumento maravilhoso neste período de  transformação pessoal.
A harmonização da respiração é um dos principais objetivos da ioga, com a respiração adquiri-se maior consciência e como consequência enfrenta-se com mais leveza as transformações. Ter mais consciência do ritmo da respiração enquanto alonga e relaxa também é algo estimulante, criando uma sensação de bem estar e contentamento que se estende por todo o corpo, e o meio em que se vive.

Técnicas específicas, com acompanhamento de um olhar profissional e amoroso guiam a gestante em processos de:

Auto-acolhimento, por meio de movimentos lentos, ritmados pelo fluxo da respiração, criam um efeito de sustentação e acolhimento, dando uma sensação de força.
Resistência, posturas em pé, indicadas mais no meio da gravidez, fortalecem o corpo, dando uma sensação de vitalidade e tiram a pressão da parte inferior das costas.
Força Interior, ao fazer os alongamentos sentada, no final da gravidez, mantem-se a base do corpo livre de tensão e se prepara para a hora do parto.
Tonificação, depois de dar as boas vindas ao bebê, use a força da respiração para tonificar os músculos mais profundos e recuperar a silhueta e a força nas costas.

O corpo é seu melhor guia, durante a gravidez, esqueça exercícios desconfortáveis, ou que causam dor. Coração e pulmões já estão trabalhando em níveis elevados, por isso sua rotina não deve ser extenuante. 
A ioga amplia sua capacidade, sem exigir esforços, pratique!