25 de mai. de 2012

Economizar Energia...

No Brasil são usadas cerca de três lâmpadas fluorescentes por habitante a cada ano.

Isso significa que cerca de 80 milhões de lâmpadas fluorescentes são descartadas no mesmo período, o equivalente a 1.600 Kg de mercúrio. Vale lembrar que estas lâmpadas economizam em torno de 80% do consumo de energia, comparadas as lâmpadas comuns, ou seja um impacto positivo na redução da emissão de CO².
Nosso compromisso com o ambiente em que vivemos, não termina assim que compramos uma lâmpada econômica e de menor impacto ambiental, estas lâmpadas enquanto intactas não oferecem risco no manuseio, porém, quando rompidas, liberam vapor de mercúrio, que é absorvido principalmente pelos pulmões, causando intoxicação, e dependendo da temperatura do ambiente, o vapor pode permanecer no ar por até três semanas. Por isso o recomendado é guardá-las em local seco, em suas embalagens originais, protegidas de atritos.
Ao descartá-las, nosso compromisso permanece, elas devem estar separadas do lixo orgânico e dos materiais tradicionalmente recicláveis, como vidro, papel e plástico. 
Estas lâmpadas se destinadas ao aterramento, o mercúrio infiltrará no solo, atingindo assim mananciais e a cadeia alimentar humana.


Fonte: Nélio Bizzo - Mestre em Biologia e Doutor em Educação, professor da Faculdade de Educação da USP, Pesquisador do CNPq e autor de livros e artigos científicos.