23 de mai. de 2012

Sódio

Olho Vivo na Alimentação...


O Sódio é um alimento de origem mineral, encontrado naturalmente nos alimentos ou de forma adicional através do cloreto de sódio ou, como é conhecido habitualmente, sal de cozinha. Este, cloreto de sódio é formado pela união entre sódio e cloro e é usado nas mais diversas preparações e conservação de alimentos até o produto.
O sódio também está presente, em grande quantidade, na maioria dos alimentos industrializados, congelados, embutidos, molhos prontos para salada, cereais matinais, biscoitos recheados, refrigerantes e outros. Uma única porção de alimentos industrializados pode conter mais sódio do que o recomendado para todo o dia.
O excesso de sódio dentro do organismo gera aumento da pressão arterial, podendo desencadear problemas cardiovasculares graves, inchaço devido à retenção de líquidos, aumento das taxas de ácido úrico, desidratação e problemas renais. Estes efeitos no organismo não são imediatos, mas são desnecessários, não há necessidade de retirar todo o sódio da alimentação o recomendado é 5 gramas por dia. Sendo que alguns alimentos in natura possuem a quantidade certa de sódio para o nosso organismo, alimentos importantes como frutas, legumes e verduras ricos também em potássio ajudando assim a equilibrar os níveis do mineral.
Misturas de alho, cebola, temperos naturais como manjericão e orégano, que são capazes de aguçar o sabor do alimento sem depender do sal, alternativas como o uso do limão, pimenta e ervas aromáticas, nos fazem contribuir para o bom funcionamento do organismo sem deixar de experimentar os sabores que a natureza nos reserva.

Bom Apetite!
Fonte: Revista Divino Fogão - Comida Típica da Fazenda